Dicas para ajudar seu bebê a dar os Primeiros Passos

Os primeiros passinhos do seu bebê: como ajudá-lo nessa jornada!

Aprender a andar marca uma nova etapa no desenvolvimento dos bebês. Andar oferece autonomia e permite o bebê explorar o mundo à sua volta de forma mais livre, isso representa um salto nos estímulos motores e cognitivos. Os primeiros passos são sempre os mais difíceis, pois andar requer uma força e coordenação que está em construção. É uma habilidade que vai evoluir com o tempo e com a prática. Não há pressa, então, não force o bebê a andar ou ficar de pé antes dele mostrar que está pronto. Fiquem tranquilos que eles aprendem rápido e logo estão correndo por aí.

Sabemos que essa pode ser uma fase muito desafiadora para os pais e cuidadores que tem de redobrar a atenção para evitar acidentes. Infelizmente, porém, nem sempre é possível estar por perto o suficiente para impedir que as crianças caiam. Cair faz parte do processo de aprendizado de qualquer criança, mas isso não significa que os pais devam simplesmente permitir que isso aconteça.


Em vez disso, é importante tomar medidas que ofereceram as melhores condições de aprendizado e diminuam o risco e queda:


1. Esteja sempre por perto, apoie quando necessário e oriente dos perigos e desafios, quando necessário.

2. Deixe seu bebê andar descalço sempre que possível, isso ajuda na aderência dos pezinhos e aumenta o equilíbrio e a coordenação; ajuda na postura, fortalece a musculatura dos pezinhos e diminui as quedas.

3. Ofereça diferentes experiências sensoriais, deixe seu bebê caminhar descalço na areia, terra, grama e poça de água e no mais que estiver seguro e disponível.

4. Certifique-se de que o ambiente em que a criança está brincando seja seguro. Verifique se há objetos pontiagudos, quina de moveis ou objetos pesados que possam ferir se caírem sobre eles.

5. Nos dias frios opte por meias antiderrapantes, tem muitas opções boas no mercado.

6. Quando o sapato foi indispensável opte por modelos com proteção nos dedinhos, sola fininha, antiderrapantes, feito em material flexível e tecido respirável.

Aproveite essa fase e esteja presente o máximo que puder, pois quando nos damos conta, aquele bebê que carregávamos no colo já estão correndo pela casa.

Qual é o sapatinho ideal para os primeiros passos do bebê?